Desde pequena sou fascinada pela mente humana, queria entender porque meus pais tratavam meu irmão diferente de mim, porque minha mãe aceitava alguns comportamentos do meu pai, porque meu pai aceitava alguns comportamentos da minha mãe, porque senti que perdi meu irmão e minha mãe quando minha irmã nasceu...sempre fiz tudo para manter todos perto de mim. Chamei a atenção das mais inusitadas formas, algumas me despertam sorrisos hoje ao lembrar, outras me doem na alma, essas me custaram caro. Me tornei a filha mediadora, responsável.  Me sentia diferente das minhas amigas, elas tinham acesso a cultura enquanto meus pais valorizavam a natureza, minha família é do interior de São Paulo, bem provinciana. O que por muito tempo me causou vergonha hoje reconheço que foi como eu desenvolvi a minha humildade, no sentido mais puro da palavra. Muitas vezes me sinto inferior e aí lembro que hoje tenho consciência das minhas limitações e que por isso consigo entrar em contato com minhas vulnerabilidades e também com as do outro.

UM PRESENTE, UM DOM, UMA SENSIBILIDADE.

Não creio que nasci assim, acredito que foi um encontro entre a minha história de vida e a forma como eu lidei e lido com ela.

Próximo dos meus 20 anos me mudei para os EUA para estudar psicologia e enfim responder todas as minhas dúvidas, até parece! Me formei em 1999 em Psicologia na WCST, Connecticut. Me tornei membro do Psi Chi, International Honor Society In Psychology onde muito antes de me formar já fazia parte de grupos de estudo com grandes mestres e professores. Tive oportunidade de trabalhar em escolas e centros de reabilitação e atender famílias e crianças com questões comportamentais graves.

Após formada recebi um convite e um sponsorship para atender no Centerstone Mental Health Center - Tennessee,  lá permaneci por mais de 3 anos e vivi os maiores desafios profissionais da minha vida, que me deram amadurecimento e confiança para seguir nesse caminho.

Após a triste data 11 de Setembro, senti que precisava retornar para perto da minha família e em 2002 voltei. Pela necessidade de manter a minha independência migrei para o mundo corporativo, me tornei gerente de pesquisa de mercado e comportamento de consumidor da Research International e depois da Unilever. Uma das maravilhas de estar em Multinacional naquela época foi conhecer o mundo, até que surgiu a oportunidade de morar no Sudeste Asiático. Vivi em Bangkok por um ano e depois me mudei para Singapura. Lá nasceu a paixão por algumas práticas das culturas orientais, como o silêncio, a meditação, o yoga e a iniciação ao Budismo.

QUEM ME CONHECE, CONHECE TAMBÉM A MINHA COLEÇÃO DE BUDAS.

Passei então a estudar e vivenciar métodos de autoconhecimento e terapias. Entre retiros e vivências, nasceram meus dois filhos: Luca e Bianca, meus grandes professores.

Costumo dizer que os filhos “escancaram” a nossa sombra, ou seja, expõe ao mundo tudo aquilo que passamos a vida tentando esconder: nossa intolerância, impaciência, irritabilidade, insegurança, desorganização, egoísmo, ciúmes, possessividade, medos, apegos...

Por isso convido os pais a olharem para as crianças como "mestres" que nos sinalizam se estamos equilibrados ou não, e aí está a oportunidade de usarmos a parentalidade como uma forma de crescimento pessoal, de desenvolver o auto controle e a auto responsabilidade.

Dificilmente saberemos gerenciar as emoções das crianças sem antes aprendermos a lidar com as nossas. Assim nasce o curso  Espelho Meu Espelho Seu, com a intenção de liberar as crianças das neuroses, traumas, padrões e projeções dos pais.

A primeira turma aconteceu em 2014 e foi encantadora. De lá para cá fui percebendo o que já sabia: minha paixão pelas relações familiares e pelo desenvolvimento humano.

Por isso hoje preencho meus dias me dedicando a minha família, e a costura de diversos caminhos terapêuticos que compõem a minha formação como a Psicologia Analítica, a Gestalt Viva, a Terapia Sistêmica e a Constelação Familiar, além dos estudos e interesses pelas terapias corporais, afinal somos corpo, mente e alma.

Deixo aqui meu especial agradecimento ao Psiquiatra Chileno Dr. Claudio Naranjo e aos terapeutas que com ele aprenderam e através dele me ensinaram que um bom terapeuta é aquele que  se apropria do seu desenvolvimento pessoal, da sua história de vida, e do seu jeito de ser, e assim conquista por si só a licença para tocar no outro com tanto amor.

CURRICULUM VITAE

Psicoterapeuta, graduada em psicologia pela Western Connecticut State University em Connecticut, EUA. Atendeu crianças, adultos e famílias em estados bastante graves por 3 anos no Centerstone Community Mental Health Center no estado do Tennesse. Possui 2 anos de experiência em escola com educação infantil. Especialização em comunicação na FGV. Trabalhou mais de 10 anos com Pesquisa de Mercado em multinacionais, entre elas a empresa TNS Research International e Unilever, quando teve a oportunidade de morar em Bangkok, na Thailandia, e em Singapura. Fundou a Mandala Integral Parenting e o curso Espelho Meu Espelho Seu em 2014, pós graduou-se em Formação Integral: Habilidades e conhecimento sócio emocional pelo Instituto Singularidades. Fez 2 anos de aprofundamento em Pathwork - um caminho espiritual para autotransformação. Possui formações terapêuticas em terapia familiar sistêmica e Gestalt Viva pelo Instituto Gestalt de Vanguarda, fundado por Claudio Naranjo, constelações familiares pelo Instituto Conexão Sistemica e Psicologia Junguiana pelo Instituto Junguiano de Estudos e Pesquisas.

LOGO.png

CONTATO

+55 11 98356-6226  | selbonassi@gmail.com

SIMBOLO5.png
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone